top of page

Genesis 12.1-2 - Seja uma benção


Figura 1 - Abraão com seu filho Isaque


Genesis 12.1-2 - "Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.

E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção."


Essa passagem relata o chamado de Deus para Abrão e Sarai (que mais pra frente se tornam Abraão e Sara) a se tornarem os pais de um novo povo, que por meio do qual Deus abençoaria à todos.


E nessa promessa que Deus faz, quero enfatizar aqui em trazer algo de Deus relacionado a ser abençoado e ser uma benção.


E com base nisso trago essa reflexão dividida em 3 tópicos:


1 - Ser abençoado é uma questão de posição


Olha o que diz o Salmo 133.3: "Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre;"


A palavra ali, é um advérbio de posição. Mas o que isso significa? Significa que temos que estar na posição que Deus nos chamou para cumprir a sua obra.


Abrão partiu sem saber para onde estava indo. Ele colocou-se nas mãos de Deus para ser enviado aonde lhe aprouvesse, ou seja, ele estava na posição!


Ele aceitou a sabedoria de Deus como a mais apta para dirigi-lo e submeteu-se à Sua vontade como a mais hábil para determinar tudo o que lhe dizia respeito.


A fé e a obediência implícitas pertencem a Deus, e a Ele somente. A atitude de Abraão foi feliz!


Muitos cristãos declaram estar esperando a ação de Deus e citam a frase: “Temos esperança Senhor”, mas a palavra esperança ela não vem do verbo esperar, mas sim do verbo esperançar, que é ir atrás e não desistir. E isso significa que precisamos de atitude na direção daquilo que Deus tem para nossas vidas.


Como está a sua posição referente a buscar as bençãos que Deus tem para sua vida?


Quer ver um exemplo na bíblia de estar na posição errada e sofrer as consequências disso?


Nos últimos anos de sua vida, Uzias foi amaldiçoado com a doença da lepra ao queimar, ele mesmo, o incenso no templo, subvertendo a lei de Moisés dessa forma. Ele cometeu um grande erro, pois essa função era reservada exclusivamente aos sacerdotes.


Uzias tentou estar em um local onde não deveria. Como rei, tentou usurpar o papel do sacerdócio e, assim, sucumbiu pelas mãos do Senhor. Posição errada, função errada, bênção afastada.


Aprenda a ter discernimento do céu para que você encontre a sua posição a não fique na tentativa e erro!!


2 - Ser uma benção para os outros começa na renúncia


Assim como Abraão foi levantado para abençoar a todas as famílias da terra, o povo de Deus tem a missão de abençoar a todos sem restrição.


Como igreja, somos a extensão do próprio Cristo que se deu para nos abençoar. Não podemos pensar que precisamos abençoar somente aqueles que amamos.


Nossa tarefa vai além dos nossos amigos, parentes e conhecidos. Precisamos abençoar órfãos, viúvas, desconhecidos e até os que se dizem nossos inimigos. Isso significa renunciar os nossos preconceitos e vieses.


Jesus, no sermão do monte, trouxe uma visão diferente daquilo que o povo estavam acostumados a fazer. Se é pra carregar a mala uma milha, carregue duas. Isso significa ser diferente e se tornar um destaque para então ser um abençoador.


Para ser uma benção, em muitos momentos, você precisa sair da tua terra e da tua parentela. E aqui o contexto não é somente literal, pois as vezes temos algo em nossas vidas que não queremos nos desprender (crenças, costumes, vícios) e pode ser isso a causa do bloqueio de sermos uma benção para aqueles que estão em volta de nós. 


Guarde isso: "Não existe crescimento na zona do conforto, assim como não existe conforto na zona do crescimento."


Se você não mudar, toda virada de ano, todo início de semana, toda virada de aniversário, será a mesma!


Só você tem o poder de mudar o rumo da sua vida.


Deus, na leitura desta postagem, está lhe dando mais um oportunidade de escutar isso e a partir desse momento, o poder de decisão está em suas mãos, mais do que nunca.


Renuncie a suas antigas práticas.

Renuncie para aquilo que te afasta de Deus.

Renuncie do velho homem.

Renuncie daquilo que é ilícito aos olhos de Deus.


Tenha um aprendizado constante na presença de Deus...Salomão diz em Pv 19.27 "Filho, se você parar de aprender, logo esquecerá o que sabe"


Seja calouro de Deus todos os dias, mostre que você não é nada perto da grandeza dEle...Isso lhe fará ser uma benção para os outros!


3 - Ser abençoado e ser uma benção para os outros é questão de ter aquilo que precisamos


Em Pv 30.7-9 está escrito a oração de Agur:

"Eu te peço, ó Deus, que me dês duas coisas antes de eu morrer:

me afaste da falsidade e da mentira e não me deixes ficar nem rico nem pobre. Dá-me somente o alimento que preciso para viver.

Porque, se eu tiver mais do que o necessário, poderei dizer que não preciso de ti. E, se eu ficar pobre, poderei roubar e assim envergonharei o teu nome, ó meu Deus."


Agur foi o mais sincero possível aqui e também bastante específico, pois ele não queria cair na armadilha de crer que os princípios, as práticas e os sentimentos corruptos são aceitáveis.


Pedir a Deus para mantê-lo distante das pessoas falsas e mentirosas e, também, que lhe dê o necessário para viver em paz, são pedidos muito sábios.


E saiba que esse pedido, pode afastar muitas pessoas que você se surpreenda, da mesma forma, pode aproximar pessoas de você, direcionadas por Deus que você nem imaginaria


(Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias)


O que você mais deseja??? A satisfação temporária dos prazeres desse mundo? ( Dinheiro na conta, carro , mega lugar onde morar, viagens durante o ano) ou as recompensas da graça e da bondade de Deus?


A escolha está em nossas mãos!


O seu desejo de honrar a Deus está acima de tudo?


Aqui é uma linda passagem de um homem (Agur) que conhecia suas limitações e seus desvarios de sua própria alma.


A pergunta, em forma de reflexão, que fica aqui é a seguinte: "Nós nos conhecemos ao ponto de saber o que pode nos tirar dos caminhos do Senhor ao ponto de perdermos as nossas bençãos e também de abençoar o próximo?"


Para você abençoar e ser abençoado, não podemos ser egoístas, gananciosos e nem ter um espírito pobre (e pobre é diferente de humilde/simples).


Não abençoe do que te sobra.

Não abençoe do que faz ter popularidade.

Não abençoe para ganhar seguidores.

Não abençoe para mostrar aquilo que você não é.


Onde está o seu tesouro está o seu coração...


Exerça o princípio da reciprocidade!


Obrigado pela sua leitura até aqui e que através dessa postagem, a sua vida possa melhorar infinitamente.


Aproveite para compartilhar com alguém que você ama e que precisa ler algo de Deus.

95 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page