top of page

1 Pedro 5.6-8 - Vencendo o medo das nossas vidas


Figura 1 - Menino olhando por um buraco.


1 Pedro 5.6-8 - "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;

Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;"


Esse trecho que acabamos de ler, tem muita relação com o que temos vivido com bastante intensidade nos dias de hoje, que é a ansiedade e o medo.


No início deste capítulo, Pedro começa exortando os presbíteros (dirigentes) da igreja, no sentido de cuidar com bastante amor do rebanho e não por obrigação. Sendo exemplo para eles.


E direciona para os jovens se sujeitarem aos mais velhos, se revestindo de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.


E daí, Pedro entra nos versículos acima.


E no versículo 7, Pedro fala sobre a ansiedade. E a ansiedade nada mais é do que o medo do futuro, que geramos em nossa mente.


Quando falamos de medo, podemos classificá-los em 2 tipos:


1 - O medo instintivo: Que é o medo que sentimos quando estamos diante de um perigo real. Ex.: Você está passando na rua e de repente um pitbull foge de uma casa e vem em sua direção.


2 - O medo psicológico: Que é o medo que criamos por uma disfunção da nossa mente. Esse medo é perene e a situação de medo pode vir em nossa mente a qualquer momento (do dia ou da noite).


Tudo que pensamos fora do estado presente é uma imaginação, pois projetamos uma incerteza, e o medo está quando saímos da certeza (que é o presente) para a incerteza (que é o futuro).


Você nunca vai sentir medo do presente e do passado. Mas poxa, as vezes eu penso no passado e me dá tanto medo!! Na verdade o medo que você sente e de se repetir no futuro o que aconteceu no passado.


Mas você lendo essa postagem, Deus já está acalmando o seu coração e a sua mente para que você possa viver o presente, pois o futuro Ele já está deixando preparado para você.


Não temos que lutar contra o medo, temos que eliminá-lo, acendendo a luz da consciência de que quem é o centro das nossas vidas que é Jesus e o nosso Jesus é muito maior do que o medo.


A raiz do medo é a nossa mente! E a mente passou a tomar conta das pessoas e isso é uma disfunção do nosso corpo, pois nós deveríamos usá-la quando precisássemos. 


Quer um exemplo de que a mente tomou conta do corpo? O exemplo é quando falamos do nosso próprio corpo, falamos assim: Eu TENHO um braço e não falamos que SOMOS um braço, uma perna e isso dá a impressão de que não somos o nosso próprio corpo.


Se você não é o seu corpo, o que você é então??


O nível extremo de que a mente já dominou totalmente o corpo é quando você vê homens e mulheres se prostituindo, vendendo seu corpo. Nesse momento, a pessoa já não tem mais propriedade do próprio corpo. Corpo esse que Deus fez com tanta perfeição. Outro exemplo é quando você vai na Cracolândia e vê o povo se rasgando com vidro, sem sentir dor nenhuma!!


A maioria das pessoas usa a mente pra lembrar do passado ou projetar o futuro, esquecendo que o que podemos controlar é o presente. E é a partir desse momento que surgem as doenças da alma!!


Se acreditarmos que somos a mente, o medo sempre tomara conta de nós!!


Temos que resgatar a nossa essência e a nossa essência é Jesus! 


Grava isso: Nós não somos um ser humano vivendo uma experiência espiritual, nós somos um ser espiritual vivendo uma experiência humana. 


Sabe porque isso é verdade: 1 Ts 4.16-17 "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressucitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvem, a encontrar o Senhor nos ares e assim estaremos sempre com o Senhor!"


Deus tem o poder de quebrar toda a doença da alma de qualquer pessoa. 


Deus reverte quadros de ansiedade, de depressão, de angústia, de medo, de inferioridade e coloca no lugar o sentimento de gratidão, de paz, de longanimidade.


No Salmo 34, Davi louva a Deus, que respondeu as suas súplicas e exorta a confiar nEle. E no verso 4, ele diz: “Busquei ao Senhor, e Ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores"


Quem vai te livrar dos temores é o Senhor;

Quem vai mudar a sua história é o Senhor;

Quem vai trazer de volta a tua família é o Senhor;

Quem vai livrar a sua casa do vício é o Senhor;


O mesmo Davi no Salmo 56, roga a Deus que o livre dos seus inimigos e no verso 3 ele diz: “Mas no dia em que eu estiver com medo, confiarei em Ti”


Não tenha medo, pois o teu Deus é mais forte. 


Em Isaias 43.18 e o início do 19 diz: "Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que farei uma coisa nova…"


Nada vai impedir da sua história ser reescrita, pois Deus tira todo o medo que te assombra!


Obrigado pela sua leitura até aqui e que através dessa postagem, a sua vida possa melhorar infinitamente.


Aproveite para compartilhar com alguém que você ama e que precisa ler algo de Deus.

132 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page