top of page

Atos 10:29-31 - Obedecendo a Deus, minha vida mudará



Figura 1 - Cornélio prostrado ao receber Pedro em sua casa



Atos 10:29-31 - "Por isso, sendo chamado, vim sem contradizer. Pergunto, pois, por que razão mandastes chamar-me?

E disse Cornélio: Há quatro dias estava eu em jejum até esta hora, orando em minha casa à hora nona.

E eis que diante de mim se apresentou um homem com vestes resplandecentes, e disse: Cornélio, a tua oração foi ouvida, e as tuas esmolas estão em memória diante de Deus."


Antes de entrarmos no contexto deste capítulo é importante voltarmos a um episódio de Jesus com seus discípulos que está em Mateus 16.13 a seguir, onde Ele pergunta as seus discípulos: "O que dizem os homens ser o filho do Homem?"

Eles respondem: "Uns, João Batista; outros, Elias, e outros, Jeremias ou um dos profetas".

Aí Jesus devolve: "E vós, quem dizeis que eu sou?"

Pedro toma a palavra e diz: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo".


Aí Jesus toma a palavra e diz: "Bem-aventurado és tu, porque não foi carne e sangue quem te revelou, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do Reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus"


Mas qual a relação desses 2 textos? É que a ligação da terra que seria ligado no céu é o que Pedro foi desafiado a fazer em Atos 10!!!


E esse capítulo 10, tem como epígrafe O centurião Cornélio.


Nesse capítulo, existem 3 principais personagens: Cornélio, Pedro e o Espírito Santo, porque o Espírito Santo é uma pessoa e com isso ele é um personagem.  


Cornélio era gentio e romano e comandante de cem soldados, por isso o título de centurião. Ele era um homem piedoso e temente a Deus


Pedro era judeu observante, que apesar de andado com Jesus não tinha sido liberto totalmente das normas e dos seguimentos judaico.


E o Espírito Santo? O Espírito Santo é aquele que nos convence do pecado, do juízo e da justiça. o Espírito Santo é aquele que, se você der permissão para ele de todo o coração, ele habitará na sua vida, na sua casa, no seu trabalho e mudará a sua história.


Os judeus tinham preconceitos contra os gentios (pagão) e por isso não entravam em suas casas e nem sentavam-se a mesa com eles. Este preconceito era uma barreira que impedia a convivência de judeus e gentios.


Os judeus pensavam que tudo isto fosse uma expressão da vontade de Deus para eles, mas o Espírito Santo tinha uma missão e não se deixava embaraçar pelas barreiras culturais.


Ele empurrou tanto Cornélio quanto a Pedro para tomarem uma iniciativa de romper esta barreira, pois ela impedia o propósito de Deus, que é a manifestação do Reino de Deus na terra.


Cornélio vivendo em Cesaréia, tomou conhecimento da cultura religiosa daquele lugar e deixou de ouvir o que a corte romana falava sobre Israel e descobriu na prática que existia somente um Deus. 


(Nunca não deixe com que o mundo passe para a sua cabeça ideias de que a adoração tem que ser para santo ou para vários deuses, a adoração tem que ser pro Deus Trino e então o adore de todo o seu coração.)


E na ânsia de conhecer esse Senhor, Cornélio se tornou piedoso e honrava a Deus juntamente com a sua casa. E de tanto buscar a presença de Deus, o Senhor mandou um anjo para falar com ele e mandar homens a Jope a fim de trazer a Pedro.


Enquanto os homens iam, Pedro sobe ao terraço para orar (e aí penso que Pedro provavelmente pensou naquele momento: Agora, vou ter meu momento de paz, de relaxamento, pois falarei com o meu Pai...Mas tem horas que a palavra que vem de Deus é pra desconstruir o nosso ego e em muitos momentos é o que diz uma frase bem conhecida: É onde o filho chora e a mãe não vê).


Pedro naquele momento teve um arrebatamento de sentidos e viu o céu aberto e descia um vaso, como se você um grande lençol atado pelas quatro pontas, vindo para a terra. Nesse lençol havia todos os animais quadrúpedes, répteis e aves do céu. E ele escutou uma voz que dizia Levanta-te Pedro! Mata e come.


E Pedro, retrucou na mesma hora dizendo: De modo nenhum Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda. Mas a voz falou novamente dizendo: Ei Pedro, não faças tu comum o que Deus purificou.


E mesmo com essa resposta magnífica, isso aconteceu por 3 vezes, pois Pedro insistia em não acatar.


Sempre escute a voz de Deus e pare de retrucar aquilo que vem do céu para a sua vida. Sabe porque muitos vezes retrucamos? É porque nem sempre o que queremos fazer é o que Deus quer que façamos.


Quem somos nós para tornar comum aquilo que Deus purificou?


Deus purificou a sua casa, a sua família, o seu casamento, o seu trabalho. Deus lhe deu o fôlego de vida e disposição para adorá-lo.


Deus te deu livramento durante todo o ano e te poupou de tantas coisas.


Para de tornar essas manifestações comuns. Elas são manifestações do céu e puras, diretamente para a sua vida.


E a bíblia vai continuar dizendo que, Pedro ainda duvidando, chegaram os homens que foram enviados por Cornélio e o procuram. E Pedro pensando ainda na visão, o Espírito diz: Eis que 3 varões te buscam, vá com eles sem duvidar porque Eu os enviei. 


Deus estava confirmando o que tinha acabado de dizer para Pedro. Deus é tão misericordioso e Ele sabe das nossas limitações que Ele ainda manda sinais para que entendamos o que está sendo dito. 


E Pedro recebe esses homens e no dia seguinte bem cedo, eles partem sentido a Cesaréia, onde encontram com Cornélio que já os esperavam.


Quando Pedro chegou, Cornélio logo se prostrou aos seus pés e o adorou, mas Pedro o levantou dizendo: Levanta-te que eu também sou homem. 


O que Pedro estava querendo dizer ali é que adoração é para Deus e não para homem!!


Levantando-se Cornélio, eles entraram e Pedro na sua naturalidade disse: Não é lícito a um varão judeu ajuntar-se ou chegar-se na casa de estrangeiros, mas Deus me mostrou que nenhum homem chame comum ou imundo. 


Deus aqui estava dando um chaqualão em Pedro e deu aquela visão do início do capítulo sobre o lençol com os animais, que para ele eram imundos, trazendo para a família de Cornélio e todos os gentios.


Isso serviu para que ele deixasse de lado a religiosidade e o costumes e entendesse de maneira clara que Deus não faz acepção de pessoas e todos precisam buscar a salvação e serem apresentados a Jesus.


Pedro, mesmo vivendo anos ao lado de Jesus, ainda não tinha entendido que Jesus veio para todos. 


Precisamos deixar a religiosidade de lado e nos apegamos naquilo que verdadeiramente nos fará mais cristãos de verdade. 


Em muitos momentos queremos ter uma santidade maior do que a santidade de Deus!! Quem somos nós de recusarmos entrar em lugares que ele já está!!!!


Jesus em toda a sua sabedoria divina disse (em outras palavras): Se vocês acham que existem muitas leis, muitos mandamentos, fiquem só com esses aqui ó: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro grande mandamento. O segundo, semelhante a este é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes 2 mandamentos dependem toda a lei e os profetas.


Temos que estar dispostos a obedecer a esses 2 mandamentos.


Se Deus aceitou, por que não aceitamos? Se Deus amou, porque não amamos? Se Deus perdoo, por que não perdoamos??


Ame mais, perdoe mais, pois a vida é tão curta para guardarmos mágoas. Não somos perfeitos e precisamos administrar isso, como todo o amor que Jesus deixou para nós.


Pedro conta para Cornélio todo o acontecido, conforme o texto base desta postagem. E terminando de contar, Pedro diz nos versículos 34 e 35 e agora, creio que com o coração totalmente quebrantado:


"E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; 

Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo."

Atos 10:34,35


Percebam a diferença e o reconhecimento de um homem que viu tanto milagres que Jesus fez. É com essa humildade que precisamos reconhecer que Ele é sim o Senhor de nossas vidas.


Não só quando a conta bancária estiver cheia, não só quando estivermos em nossa viagens dos sonhos, não só quando todos em nossa casa estiverem esbanjando saúde.


Mas principalmente quando a doença bate a porta, o desemprego chega em nossas vidas. Momentos de dificuldade, todos nós iremos passar e precisamos estar firmes na rocha que é Jesus. 


Muitos serão os desertos em nossas vidas. Secam árvores, caem flores, mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.


Ele é o que está assentado sobre o globo da terra, cujos moradores são para Ele como gafanhotos. Ele é o que estende os céus como cortina e os desenrola para neles habitar!! 


Dizendo isso, Pedro começa a falar de Jesus para aquela família e naquele momento ouve a fusão entre o divino e o humano, o Espírito Santo caiu sobre todos aqueles que ouviam essas palavras e todos se maravilharam com aquele acontecimento, principalmente os Judeus que estavam com Pedro, pois pela primeira vez o Espírito Santo se derramou sobre os gentios. 


A igreja neste momento tornou um só corpo, formado por judeus e gentios.


A porta da graça se abriu para dar vida a todos.


O mesmo Espírito Santo que desceu naquele lugar está aqui hoje, enquanto você lê essa postagem. Dê liberdade para Ele agir na sua vida, para que seja revestido(a) pelo seu poder.


Seja obediente a Deus, pois nós precisamos melhorar a cada dia. Precisamos reconhecer que precisamos nos diminuir para que Deus possa crescer em nossas vidas. E quando isso acontece, a mudança acontecerá naturalmente.


Lembre-se: Tudo que você fizer sem pensar, dará errado, mas tudo que você pensar e fizer crendo que Deus está no negócio, dará certo.


Ouça a voz de Deus e seja obediente para que as suas orações e as suas esmolas (obras) cheguem diante de Deus.


Não sinta que a sua oração não passa do telhado da sua casa, não sinta que o seu choro não é recebido por Deus.


Exerça a autoridade que Jesus deixou para nós e faça um mover sobrenatural na sua vida, começando pela obediência em Deus.  


Ore mais! Não exponha as suas dores para homens, exponha as suas dores para Deus. Não se sinta menosprezado, não se sinta acabado. Jesus disse em seu sermão da Montanha:


"Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, publicamente lhe recompensará".

Mateus 6:6


Deus vai fazer o que for pra te ter. Se for preciso, ele muda estação. Ele faz inverno ser verão!!


Obedeça a Deus e mude o curso de sua história, começando agora!!! 


Obrigado pela sua leitura até aqui e que através dessa postagem, a sua vida possa melhorar infinitamente.


Aproveite para compartilhar com alguém que você ama e que precisa ler algo de Deus.

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page