top of page

João 21.4-6 - A minha vida nunca mais será a mesma


Figura 1 - Mudando o cenário


João 21.4-6 - "E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus.

Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não.

E ele lhes disse: Lançai a rede à direita do barco e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes."


Os versículos acima tem muita relação com o chamado que temos com o Reino e também com o cumprimento do IDE do Senhor.


3 anos e meio, antes dessa passagem de João 21, Jesus passou neste mesmo mar e viu 2 irmãos e disse pra eles: "Sigam-me, que a partir de hoje viu transformá-los de pescador de peixes para pescador de homens". E naquele momento, os 2 irmãos largaram tudo e foram atrás de Jesus e nesse tempo a vida deles começou a mudar completamente, foi uma transformação a cada dia, pois eles foram testemunhas oculares de diversos milagres e maravilhas vindas de Jesus Cristo.


E podemos chamar esse momento de "primeiro amor" daqueles homens, pois estavam extremamente empolgados com o que estavam vendo e sentindo ao lado do Mestre. Foi o momento que eles se entregaram de Espírito, Alma e Corpo para Jesus e para as coisas do Reino.


Muitos de nós, já vivemos ou estamos vivendo esse "primeiro amor" com as coisas de Deus. Se você ainda não viveu esse "primeiro amor", te convido a buscá-lo com toda a intensidade, pois será um divisor de águas em sua vida.


Quando esse relacionamento acontece, significa que você precisará se abdicar  de muitas coisas que o mundo te oferece, em troca do que o Reino te oferece.


Isso de certa forma é aceitar o "IDE do Senhor", onde você a partir desse momento, passa a ser um porta-voz de Deus aqui na terra.


Só que em muitos momentos, a festa acaba, o culto acaba, o viagem acaba e para aqueles homens, a aproximação física com Jesus tinha acabado, afinal, capítulos antes Jesus tinha morrido da Cruz do Calvário e na cabeça deles, todos os últimos 3 anos e meio tinham passado e começou a ser esquecido!


E diante desse fato, creio que um olhou para o outro e disse: "Cara, foi top esse tempo que passamos com Jesus, aprendemos muito, vimos que o nosso conceito de céu e terra era errado, vimos que o conceito de ser humano também era errado e toda a religiosidade que seguíamos também era errado. Mas e agora? O que vamos fazer daqui pra frente? O que sabemos fazer é pescar, então teremos que voltar a vida antiga, a vida antes de Jesus."


O que aqueles homens pensaram, que era voltar pra o estado antes de Jesus, infelizmente acontece com muitos de nós quando temos alguma decepção durante a vida e em algumas ocasiões colocamos a culpa toda em Deus. Isso nos faz ficarmos fracos ao ponto de querer desistir e não cumprir o "Ide do Senhor" em nossas vidas.


Mas lembre-se que, em algum momento Ele te tirou do mar, onde você pescava peixe (e peixe aqui simboliza tudo que o mundo te oferece), para te transformar em pescador de homens (que simboliza o relacionamento genuíno com Deus).


E o curioso é que aqueles homens mesmo não tendo Jesus fisicamente ali com eles e por mais que eles tenham aprendido diversas coisas nessa caminhada com o Mestre eles queriam voltar a um estágio da vida deles antes de conhecer Jesus! Porém, a sua vida nunca mais será a mesma depois que você encontrou Jesus.


Quando aqueles homens decidem voltar para a vida antes de Jesus, eles entram no mar e por algumas horas eles tentam pescar, o que a partir daquele momento seria o sustento e vida deles, mas eles durante essas horas, não pescaram absolutamente nada!


Isso significa que depois que você conhece a Cristo, a sua vida nunca mais será a mesma, pois ele escreveu na sua vida uma nova história. Em muitos casos, Deus até permite que você tente voltar, mas você não pescará nada!


Aí aqueles homens que voltavam para a praia desolados sem pegar nenhum peixe, antes de desembarcarem, ouvem uma voz da praia dizendo: "Filhos, tende alguma coisa de comer?". E eles respondem: "Não"!


Perceba que a nossa mente, em muitos momentos manipulada pelos problemas do nosso cotidiano, começa a perder a sensibilidade de reconhecer a voz do Pai. Aqueles homens estavam surdos espiritualmente e não reconheceram a voz do Mestre.


E Jesus, logo após perguntar, apesar de já saber a resposta, Ele fala: "Ei, lança essa rede do lado direito quem aí tem peixe". Nisso os homens jogam a rede e a quantidade era tamanha que eles não conseguiam retirar a rede do mar!


Isso significa que, por mais turbulento que seja o seu cotidiano, por mais que você esteja passando por momentos difíceis na sua casa, no seu trabalho, no seu colégio, na sua faculdade, Deus nunca deixará a sua rede vazia!! Ele sempre te dará o sustento que você precisa para viver em paz!


Quando aqueles homens viram que tinham um monte de peixe na rede, eles se tocaram que tinha algo especial naquele lugar e perceberam que o homem na praia era o próprio Jesus! Porém eles não precisariam esperar um milagre vindo da parte de Deus para entender que Deus já estava com eles em todos os momentos.


Deus está com você em todos os minutos da sua vida, independentemente dos milagres que Ele faz na sua vida ou não. Lembre-se que as misericórdias de Deus se renovam a cada manhã e isso é a causa de não sermos consumidos. Isso já é um tremendo milagre. Lembre-se "Todo caminho é comum até Jesus passar por ele". E Ele já passou na sua vida, ou seja, ela não é mais normal, natural. Ela é sobrenatural!


E Pedro, quando percebeu que quem estava na praia era Jesus, tratou de se vestir e se jogou no mar em respeito ao Mestre. Ele fez isso, pelo fato dos Judeus entenderem ser um desrespeito, mas mesmo fazendo aquilo Jesus conhecia Pedro, mesmo sem a sua nudez.


O que aprendemos aqui é que Deus te conhece inteiramente e é com Ele que você precisa se despir por inteiro assumindo todas as suas fraquezas. É com Ele que você tem que rasgar as suas vestes como Davi fez. É com Deus que você precisa se humilhar e deixar de ser um vaso estragado,  para ser um vaso renovado na mão do Oleiro!


Quando os homens chegam na margem do rio, já tinha um banquete preparado para eles, feito por Jesus (onde tem Jesus, tem banquete). E depois de terem comido, Jesus pergunta para Pedro: "Você me ama?". E Pedro respondeu: "Sim Senhor, eu te amo". Nisso Jesus diz: "Então apascenta as minhas ovelhas!".


E Jesus fez essa pergunta a 2 vez e em seguida fez pela 3 vez. E após essa sucessão de perguntas, a bíblia vai dizer que Pedro ficou triste.


Se Jesus fizesse essa pergunta atualmente, já pensou como seria o contexto delas: 


"Se tu me amas, porque está aqui pescando?"

"Se tu me amas, porque voltar para a velha vida?"

"Se tu me amas, porque não está cumprindo o meu IDE?"

"Se tu me amas, porque voltou para ficar com as coisas do mundo?"

"Se tu me amas, porque preferiu trocar horas de adoração e bíblia, por horas e horas e horas de whatsapp e instagram?"

Porque?!!!


Jesus diz nas 3 vezes que questiona Pedro "Apascenta as minhas ovelhas" e com isso Ele estava querendo que Pedro reconhecesse o chamado que Deus já tinha dado para ele.


Reconheça o chamado que Deus lhe deu!!!


Não deixe para reconhecer o seu chamado quando você estiver no meio das ferragens de um carro batido.


Não deixe para reconhecer o seu chamado em uma cama de hospital.


Não deixe para reconhecer o seu chamado quando você estiver prestes a assinar o papel do seu divórcio.


Não deixe as situações da vida te levarem para a extremidade para reconhecer o chamado de Deus colocou na sua vida!!


Que esse texto posso contribuir para a edificação da sua fé e se você conhece alguém que precisa ler sobre esse tema, encaminhe esse link. Isso também é uma forma de evangelizar vidas.


Muito obrigado e que Deus te abençoe!







198 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page