top of page

2 Timóteo 3.1-5 / 3.14-17 - Colocando a nossa energia no lugar certo


Figura 1 - Homem apontando para o horizonte



1 Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos;

2 porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,

3 sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,

4 traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,

5 tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.


14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido.

15 E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.

16 Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça,

17 para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.


Esta foi a última carta que Paulo escreveu antes de morrer, ainda quando estava preso em Roma pela 2ª vez. E esta sendo uma carta muito mais política (pelo império romano) do que religiosa.


Paulo exorta seu filho na fé, Timóteo, a se apresentar como um obreiro aprovado que não tenha do que se envergonhar.


Timóteo era jovem e um dos líderes da igreja de Éfeso, que tinha uma relação muito próxima com Paulo, a quem chamava de pai.


Nos primeiros versículos desta carta, Paulo escreve o desejo de ver Timóteo e que sua memória lhe trazia a fé não fingida que em Timóteo havia, que herdou de sua vó e de sua mãe.


Timóteo estava com Paulo quando as cartas aos Tessalonicenses foram escritas e também participou da terceira viagem de Paulo, ou seja, Timóteo era um homem fiel a seu pai na fé e esteve com ele em vários momentos durante a sua caminhada Cristã.


Sem dúvida alguma, o grau de confiança que Paulo depositou em Timóteo é testemunho do seu caráter.


Até por essa confiança, Timóteo foi abençoado com duas cartas pessoais que procuravam fortalecer este servo dedicado.


Nos primeiros versículos que lemos nesta postagem, Paulo dá características de como será os últimos dias. Ele fala de ingratidão, de caluniadores e de tantos outros. E de nada foge da realidade em que vivemos hoje.


E se o mundo está da forma que está é porque o amor do homem está mal direcionado.


O homem está gastando a sua energia no lugar errado e eu vou te explicar porque:


No mundo temos Deus, Pessoas e Coisas.


E diante desses 3 pontos, nós devemos Adorar a Deus, Amar as Pessoas e Usar as Coisas.


Mas a cada dia que passa os princípios e valores estão cada vez mais distantes do Ser Humano, fazendo com que tudo isso fique invertido, levando o homem a:


Esquecer de Deus, Amar as Coisas e Usar as Pessoas.


Esta postagem e para que você reflita no que foi escrito e não deixe com que os seus valores sejam invertidos.


Seja um revolucionário(a), do céu aqui na terra. Mostre para todos aqueles que estão ao seu redor o amor genuíno que Deus colocou em seu coração. 


Use toda a ousadia de um soldado do exército de Cristo e espalhe amor onde você estiver.


Essa inversão de valores é tão real que no versículo 2, Paulo utiliza 2 adjetivos que estão totalmente relacionados ao amor, porém de maneira invertida.  


O primeiro deles é egoísta. Egoísta é aquele que ama a si mesmo, ou seja, primeiro ele e depois os demais. É aquele homem ou mulher que se precisar "puxará o tapete" do próximo para se dar bem. Primeiro se ama e se sobrar "espaço" pensará em Deus e nas pessoas ou na pessoas e depois em Deus.


O segundo adjetivo é avarento. Esse também ama, mas ama mais o metal e o dinheiro. E se você fizer uma breve reflexão, você vai notar que tudo que envolve guerras, disputa de poder, narcotráfico, terrorismo, está ligado ao amor ao dinheiro. As pessoas se corrompem por dinheiro e até vendem a sua alma para o diabo por dinheiro.


A nossa maturidade espiritual precisa ser elevada. Isso significa que o amor que vem de dentro de você será usado da melhor forma, sem inversão de valores, sem desvio de conduta para que possamos ser revolucionários aqui na terra.


Nós somos a igreja e a igreja não ganha o mundo simpatizando com o mundo. A igreja ganha o mundo sendo diferente dele.  E isso significa mostrar o verdadeiro amor, que é o amor de Cristo.


Jesus disse no sermão do monte (Mateus 6.24) que ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de aborrecer um e amar o outro. Ou seja, não tem como servimos a Deus se formos igual o mundo!!


Jesus no mesmo sermão do monte (Mateus 5.46) diz "Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes?".


Recompensa - O negociante trabalha esperando a recompensa, segundo o esforço de seu trabalho. O negociante preguiçoso não tem o direito de esperar qualquer lucro. Assim também, o homem que não cumpre os desejos de Deus não tem o direito de esperar qualquer galardão. 


O maior desejo de Deus diz respeito à lei do amor. 


As autoridades judaicas punham muita ênfase sobre as questões da vida religiosa, mas erraram totalmente naquilo que se revestia de maior importância, que é o amor.


Somente aqueles que permanecerem na Palavra e no Amor de Cristo poderão ter suas vidas edificadas sobre a Rocha. Jesus quer que sejamos disseminadores do seu amor. 


O propósito do Espírito Santo ao nos revelar estas coisas não é o de gerar pessimismo, mas um posicionamento firme para perseverar no trabalho sabendo contra que tipo de inimigo teremos que lutar.


Já no segundo bloco de versículos desta postagem (2 Timóteo 3.14-17), Paulo da mesma forma que descreve os últimos dias, ele também dá a direção para que não sejamos corrompidos com o mundo e essa direção é permanecer naquilo que aprendemos e de que fomos inteirados. 


Nós sabemos a origem do nosso aprendizado e onde fomos inteirados e que possamos usar o que aprendemos durante toda a nossa caminhada Cristã para permanecermos na presença de Deus e distribuir amor de Cristo para aquele(a) que precisa. 


Diante desse contexto, eu te pergunto: Você tem feito tudo que pode para Jesus? Ou você tem dado para ele a sobra? Ou você faz aquilo que não custa nada para você? Você tem feito tudo que pode dando o melhor do seu tempo? 


As vezes nós damos para Deus aquilo que não nos faz falta.


Lembra de Maria que quebrou um vidro de perfume de nardo puro? E note que a bíblia fala que ela não abriu o vidro, ela quebrou o vidro. Sabe porque? Porque se ela tivesse aberto, provavelmente poderia sobrar uma gota e ela quebrando, usaria tudo naquele momento. Ou seja, tudo seria colocado a serviço de Jesus.


Quebre-se na presença de Deus. Deixe o seu orgulho de lado. Ela não fez somente o que pôde, ela fez o seu melhor. 


Se pergunte se tens feito o melhor para Deus na sua vida e dê o seu melhor para Ele. 


E dar o seu melhor para Ele, significa Adorar a Deus, Amar as Pessoas e Usar as coisas!


Não inverta esses valores, pois você está se enganando. 


Não deixe com que o mundo te faça enxergar o melhor para sua vida de uma perspectiva diferente do que Deus quer.


Você é agente de mudança e Ele te capacita mais e mais para que nada possa te corromper desse caminho.


No término dessa leitura saia com a convicção de que você dará o seu melhor a cada dia. Deus tem um propósito para a sua vida, não se esqueça disso. Não deixe com que o mundo te envolva.


O mundo em que vivemos muda muito rápido e vem cheio de novidades para querer chamar a atenção de todos nós, pois o ser humano parece que vive em uma constante necessidade de mudar, de ter uma experiência nova.


Mas essa postagem é para te relembrar que a Palavra de Deus é a mesma de ontem, de hoje e será por toda a eternidade. Pare de buscar o modismo religioso e comece a buscar a essência de Deus. 


Isso moverá as nossas vidas a lugares altos, sem perder o alvo que é Cristo e através da nossa salvação.


Se você precisa ser ensinado, corrigido, exortado, orientado e etc, Paulo diz no versículo 16 que toda a Escritura é divinamente inspirada para fazer isso na minha e na sua vida. 


Não deixe com que nada além das escrituras seja o direcionador da sua vida.  


Sabemos de muitas características que Paulo disse a Timóteo sobre os últimos dias e o nosso Deus conta com esse exército que está aqui para fazer com que o seu povo seja salvo, e o que ele também fala é para permanecermos naquilo que aprendemos.


E lembre-se em todos os momentos de sua vida, que não podemos inverter os valores e que devemos Adorar a Deus, Amar as Pessoas e Usar as coisas.


Paulo fala no versículo 17 para que o homem de Deus seja perfeito, ou seja, que tenha maturidade para ser instruído para toda boa obra e é isso que Deus nos dá hoje. Mais maturidade!


Tenha o amor de Deus presente no seu cotidiano. Como o próprio Paulo diz em 1 Cor. 13.13 "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor; mas a maior destas é o amor."


Que Deus abençoe a sua vida e que a sua energia seja colocada no lugar certo!


Encaminhe essa mensagem para alguém que precisa dessa direção!





228 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page