top of page

Rocky I - O que eu aprendi com esse filme?

Atualizado: 3 de abr. de 2021

A série dos filmes de Rocky, com certeza é uma das mais icônicas que o cinema já produziu, além de toda a historia de vida do seu idealizador, Sylvester Stallone, que é um lutador em todos os sentidos da palavra, o filme traz muitas mensagens que devemos seguir para a nossa vida!


Abaixo trago algumas visões e segredos, que para a maioria das pessoas passa desapercebido, mas você que é um líder e uma pessoa preocupada em crescer a cada dia, precisa refletir.


Sim...O texto abaixo contém spoiler e caso seja um problema, te convido a assistir os filmes e voltar aqui em seguida para conferir essas grandes reflexões.

A exposição será feita pela ordem dos filmes e cada um deles terá uma postagem por aqui ;)


Rocky (1976)


Rocky Balboa, é um boxeador amador da classe trabalhadora da Filadélfia, tendo que conviver com as adversidades de uma vida de classe baixa de um morador da periferia de uma grande cidade.


No início do filme, mostra Rocky em uma luta, passando por uma situação adversa no meio dela, onde ele só começou a mostrar sinais de recuperação quando foi mordido pelo oponente e aquele ato foi o determinante para que virasse e ganhasse a luta. A reflexão deste momento do filme é que para nos tornarmos vencedores, as nossas motivações, mesmo que seja uma dor, não podem vir de fora, pois quem controla as nossas ações somos nós. Não seja empurrado pela vida, seja o protagonista dela!


Após Rocky vencer essa luta, todos que estavam no seu ciclo de vida questionavam a vitória e afirmavam que não passava de sorte, porém a opinião dos outros não podem mudar o rumo da sua vida, pois o comandante dela é você!


Em um determinado dia na volta para sua casa, Rocky encontra alguns adolescentes em uma esquina bebendo e fumando e um desses adolescentes era uma menina. Rocky imediatamente vai até eles e tira aquela menina de lá e no caminho de casa, dá conselhos para ela: "Que ela será aquilo com quem ela anda. Se andar com boas pessoas, terá amigos bons. Se andar com pessoas espertas, terá amigos espertos. Se ficar com idiotas, terá amigos idiotas. Esse conselhos vão totalmente ao encontro da frase que tanto escutamos: "Você é a média das 5 pessoas que mais andam com você". Você não será uma pessoa criativa se conviver com pessoas que só reclamam. Você não será uma pessoa próspera se conviver com pessoas que só falam que a situação está ruim. A escolha de mudar o seu ciclo de convivência para obter crescimento em sua vida, está nas suas mãos.


Após Rocky deixá-la na porta de casa e ela acabando de entrar, quando ele se virá, se pergunta: "Quem é você pra dar conselhos, quem é você?”. Perceba que se não tivermos uma auto-confiança plena e ser um exemplo, muito daquilo que falarmos para as pessoas entrará em um ouvido e sairá pelo outro, pois eles não enxergarão aquela ação em nós. Walk the Talk!!!


Rocky estava encantado, para não dizer apaixonado, por uma moça meiga, trabalhadora e irmã de um dos seus melhores amigos e diariamente passava na loja que ela trabalhava para vê-la e conseguir um tão sonhado tempo com ela. Esse tempo com ela, acabou vindo de uma forma mais bruta, através de um encontro que seu irmão promoveu deles dois em sua casa. Após alguns contratempos deste encontro, Rocky a convida para irem até uma pista de patinação no gelo. Enquanto eles patinavam (ou tentavam patinar), surgem declarações por parte dos dois a respeito de como se enxergavam e porque se enxergavam daquele jeito. Rocky diz: "Meu pai me disse que eu não nasci com um cérebro bom e que deveria usar o corpo. E eu luto atualmente para mostrar que não sou um molenga". Em contrapartida, Adrian diz: "No meu caso, meu pai disse que eu não nasci com um corpo bonito, então eu deveria usar o cérebro". Como é real e importante nos policiarmos com aquilo que sai da nossa boca, mesmo que seja para uma criança. Nossas palavras tem poder, por isso lembre-se: Coisas que falamos e/ou escutamos podem marcar a nossa vida e também das pessoas.


Figura 1: Adrian e Rocky na pista de patinação. Fonte: Internet


Rocky se sentia frustrado com sua vida e o jeito que ele enxergava meios de manter sua vida, por mais precária que fosse, era sendo cobrador. Entre uma cobrança e outra, Rocky tinha seus momentos de treino, onde ele se sentia realizado por fazer algo que gostava. Em certo momento, seu treinador vendo um homem em uma frente que não estava em sua realização plena, disse: "Você tinha tudo para ser um grande lutador, mas escolheu ser um cobrador de agiota". A reflexão aqui é que a nossa vida é feita de escolhas e quem as faz somos nós. Se decidimos ficar sentado no sofá ao invés de buscar crescimento em algum livro ou algo do tipo, as consequências dessa escolha, não podemos questionar, mas sim aceitar.


Figura 2: Rocky cobrando dinheiro para um agiota. Fonte: Internet


Porém, Rocky se vê em uma situação muito inusitada, onde o campeão dos pesos pesados de Boxe (Apollo Creed) está atrás de um lutador desconhecido para lutar com ele, mas ao mesmo tempo gerar uma ação de marketing com essa luta. Apollo escolhe Rocky pelo seu apelido nos ringues "Garanhão Italiano". Rocky foi procurado pelos empresários do campeão e no primeiro momento ele recusa a luta e verbaliza que não era bom o bastante e que o seu oponente era melhor. Temos que tomar cuidado as palavras que mandamos para nossa mente, pois ela acreditará nessas afirmações e consequentemente alguns bloqueios de prosperidade começaram a aparecer a nossa vida. Leve para sua mente afirmações positivas e saiba que independentemente da situação, você pode torná-la melhor.


Rocky estava diante da, talvez a maior oportunidade da sua vida até então. Algumas chances/oportunidades podem mudar o rumo de nossas vidas. E quando você se vir diante de uma oportunidade, não deixe com que os sabotadores da sua mente acabem com o momento, e se faça as perguntas: É bom pra mim? É agora? Quem pode me ajudar? E lembre-se, algumas oportunidades nunca mais podem voltar a aparecer, mas pra aceitarmos temos que sair de nossa zona de conforto.


Rocky decide, depois de muita luta interna, aceitar esse grande desafio e neste momento ele já tinha Adrian ao seu lado como namorada. Ela era uma mulher na qual ele buscava motivação e inspiração para buscar o melhor. Eles se completavam. Nós temos uma só vida e não adianta querer desligarmos o botão do trabalho quando chegamos em casa ou desligar o botão do relacionamento quando estivermos no trabalho. A nossa vida é feita de um equilíbrio entre diversas areas, como por exemplo: Espiritual, Saúde, Relacionamentos, Financeira, Profissional... Tenha um equilíbrio entre elas para encontrar o seu sucesso como pessoa.


Neste momento do filme começamos a ver as primeiras cenas que ficaram marcadas desta série de filmes que é a famosa corrida de Rocky nas ruas de Filadélfia, bem como a famosa corrida nas escadarias do Museu de Arte de Filadélfia. Nas primeiras vezes que subia a escadaria, não estava aguentando, mas a disciplina o fez chegar mais preparado das vezes posteriores. Isso significa que não vamos resolver todos os problemas em um só dia, da mesma forma que nossas realizações não se concretizarão em um dia. O que precisamos é ver uma evolução diária, um auto-crescimento constante, pois a nossa preparação nos fará chegar a lugares que no passado poderiam ser impossíveis de chegar, assim como foi pra o Rocky subir aquelas escadarias. Não precisa acelerar, basta não parar.



Figura 3: Rocky em seu famoso gesto. Fonte: Internet


O passado de Rocky o limitava de buscar algo melhor no futuro, mas ao mesmo tempo ele sabia que essa luta poderia mudar a vida dele, que provaria pra ele mesmo que não era aquele vagabundo da vizinhança ou o molenga, que tanto escutava. Não deixe com que a sua mente te limite. Você é quem a domina e não ao contrário.



Figura 4: Chamada para a luta de Rocky e Apollo. Fonte: Internet


Minutos antes de entrar no ringue, Rocky faz a sua oração e a partir daquele momento ele precisava colocar em prática tudo que havia aprendido e se preparado para tal. Nunca deixe de entregar os seus momentos para Deus através de sua oração afinal, Ele é quem nos dá capacidade e o fôlego de vida para mudarmos o curso da nossa vida. Através das misericórdias dEle, somos renovados a cada manhã e com isso ganhamos mais uma oportunidade de fazermos melhor hoje, do que fizemos ontem.


Se você chegou até aqui nessa leitura, provavelmente viu este filme e sabe, assim como eu que, Apollo saiu como o vencedor daquela luta por decisão dividida. Rocky até o final do último round, coisa que até então nenhum oponente tinha conseguido fazer contra Apollo. A partir daquele momento, muitos começam a olhar para Rocky com um olhar diferente, pois viram ali um homem que se dedicou para estar ali e enquanto esteve na luta, deu o seu melhor. Lembre-se de que não existe derrota e sim aprendizado. Aprenda em todos os momento de sua vida, com a medalha de campeão no seu peito ou não. Todos esses momentos precisam gerar ações para que a evolução aconteça. E lembre-se: Deus já te deu a oportunidade de viver, então faça o seu melhor para que Ele tenha cada vez mais orgulho desse filho dEle.



Figura 5: Rocky e Apollo lutando. Fonte: Internet


Minha gratidão por dedicar alguns minutos do seu dia lendo essas reflexões e que elas possam servir de alavancas para ações em sua vida!!



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page