top of page

Rocky VI - O que eu aprendi com esse filme?

Atualizado: 3 de abr. de 2021

Rocky VI (2006)


A sinopse do quinto filme desta série traz a seguinte narrativa: Rocky, aposentado há muito tempo, trabalha em um restaurante na Filadélfia e lamenta a perda de sua amada mulher, Adrian. Com saudade de seus dias de glória, ele pretende voltar ao ringue e aceita o desafio de lutar contra o atual campeão mundial dos pesos pesados, Mason "the Line" Dixon.


Rocky, sem sua esposa já falecida e com uma relação não muito amigável com seu filho, está preso em lembranças e ao voltar ao lugar já abandonado onde sua esposa trabalhava e em seguida fixar seus olhos no poster quase apagado de Mick na antiga academia ele diz: "Acho que se vivermos muito tempo em um lugar, você é esse lugar". Essa frase dita por Rocky pode ter várias reflexões em nossa vida. A primeira delas é que independentemente do lugar que estiver, nunca esqueça as suas origens e seja grato por tudo que conquistou e que lhe fe progredir na vida. A segunda é que mesmo vindo de um lugar pobre, sem condições e com pouco recursos, você não precisa ser isso para o resto de sua vida. Queira buscar o seu sucesso a cada dia e isso em muitos momentos requer que você deixe de ser "o lugar onde viveu. Busque estar com pessoas que sejam melhores que você para ter um aprendizado contínuo e nunca deixe com que o seu passado limite você. Se for pra olhar pra trás, que seja pra lembrar de onde saiu e o quanto você é grato por progredir.


Figura 1: Rocky em frente ao túmulo de Adrian. Fonte: Internet


Rocky em sua rotina anual de voltar ao antigo bairro, relembrando seus momentos ali e também os momentos com sua esposa, ele vai ao bar que costumava ir e lá ele reencontra a menina que no Rocky I ele tinha levado para casa ao encontrá-la fumando com alguns meninos. Nesse reencontro, Rock diz: "Lembrei de você, pois naquele dia você me chamou de verme". E ela disse que não falou isso, mas ele toma a palavra novamente e diz: "Grandes insultos duram por muito tempo". Nossas palavras tem poder e tenha cuidado com o que sai da sua boca. Se é pra criticar, cale-se. Se é para julgar as pessoas, julgue apenas suas atitudes e comportamentos. O que falamos pode mudar completamente com o destino das pessoas e se for pra mudar, que mude para melhor.

O atual campeão dos pesos pesados, não tinha nenhum prestígio e mesmo depois de anos parado, Rocky ainda era lembrado e começou a aparecer comparações entre os dois, o que levou a quererem uma luta entre eles. Legado é o que se ganha ao invés de dinheiro e era justamente o que o atual campeão não tinha.

Rocky se vê em dúvida sobre lutar ou não, mesmo sabendo do tempo que ele estava parado e também do seu preparo físico que já não é o mesmo. E neste momento de indecisão, a recepcionista de seu restaurante diz: "Suas decisões são tomadas por você e lutadores, lutam". Isso mexeu com Rocky e o fez lembrar de todos os desafios que passou. Lembre-se quem dita o rumo da sua vida é você!!


Figura 2: Rocky trabalhando em seu restaurante. Fonte: Internet

Ao aceitar a luta com o atual campeão e escutar dos repórteres que não tem chance, ele diz: "Prefiro fazer algo que am perdidamente a me sentir perdido por não fazer o que amo!!" Tenha um propósito claro para a sua vida e busque acordar todos os dias para fazer o que mais ama. Quando isso acontecer, tudo se torna mais apaixonante!

Sabendo que a luta aconteceria, seu filho o procura para convencer-lo a não lutar, pois se perdesse ele seria, como filho, abalado também. Ouvindo isso, Rocky começa um papo corajoso com seu filho, dizendo: "Você foi criado para ser um homem bem sucedido e conseguiu, mas em algum momento se perdeu, deixando de ser quem realmente é. Deixou se convencer que não é bom e quando as coisa não vão bem, começa a procurar algo para culpar. O mundo não é feito de arco-iris. É um lugar duro e ruim e não importa o quanto seja forte, vai colocá-lo de joelhos e deixá-lo lá. Ninguém vai bater mais forte que a vida, mas não importa como você revida e sim quanto aguenta apanhar, quanto pode suportar e seguir em frente. É assim que se ganha! Se tem valor, busque o que é digno de você. Tem que estar disposto a abanar e não a esticar o dedo dizendo que não é o que deseja por causa dele ou dela. Covardes fazem isso e você não é assim. Você é muito melhor que isso!". Tenha a estrutura necessária para aguentar os altos e baixos da vida. Mar calmo não se faz bom marinheiro. Tenha aprendizados todos os dias para aumentar sua maturidade e tomate de decisão sempre que a vida te desafiar!


Figura 3: Rocky em conversa corajosa com seu filho. Fonte: Internet

Rocky vai para a luta e foi mais uma daquelas lutas mágicas dele e dentro do ringue ele perde a luta. Mas fora dele, se mostrou mais uma vez vencedor por tudo que fez durante a sua caminhada, mostrando para todos que sim, é possível, basta acreditarmos em nós mesmos, pois o último que envelhece em nós é o coração! Não deixe de sonhar. Não deixe de acreditar em você e nunca esqueça que você é o que você pensa e que seus pensamentos sejam de prosperidade, de gratidão e de generosidade!!


Figura 4: Rocky golpeando a atual campeão da categoria. Fonte: Internet

Meu muito obrigado por ficar comigo nessas reflexões sobre essa linda franquia.

Continue comigo nos próximos ensinamentos que passarão por aqui!


Deus te abençoe e te guarde em todos os momentos da sua vida.

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page