top of page

Rocky V - O que eu aprendi com esse filme?

Atualizado: 3 de abr. de 2021

Rocky V (1990)


A sinopse do quinto filme desta série traz a seguinte narrativa: Com uma lesão que o impede de voltar aos ringues e sem dinheiro após ter sido roubado por seu contador, Rocky decide treinar um jovem talento do boxe, que o abandona diante de uma oferta de um empresário. Agora o destino os colocará frente à frente.


Rocky se vê um uma situação onde todos os seus bens conquistados foram perdidos e uma dívida para pagar sem ter condições de liquidá-la, após ser enganado pelo seu contador. E como se não bastasse, descobre que está com danos cerebrais após ter sofrido muitas pancadas ao longo de suas lutas. Rocky volta para o seu bairro de origem e agora precisa mostrar para o seu filho como é viver em um lugar onde não se tem tudo o que quer, na hora que quer. Os momentos ruins aparecem e precisamos saber lidar com eles. Exerça a resiliência, a antifragilidade para sair dele com grandes ensinamentos para a vida. E com base no contexto de Rocky, que perdeu todos os bens, ter reserva de emergência é essencial para todos nós. Este texto está sendo escrito em um momento de pandemia, onde encontramos cenários de falência por conta exatamente disso. Estavam vivendo o presente, sem se planejar para o futuro.


Figura 1: Filho de Rocky brigando no subúrbio da Filadélfia. Fonte: Internet


Rocky começa a treinar um promissor lutador, após muita insistência do garoto. Quando ele está apanhando em sua primeira luta, em um dos intervalos ele diz que não vai aguentar porque é fraco. Porém, Rocky o rebate e diz que a diferença entre um covarde e um herói é a força de vontade. Não deixe a sua mente te sabotar! O medo é como fogo e se você não controlar, ele queima você.


Ao mesmo tempo que Rocky estava treinando esse promissor lutador, ele estava esquecendo de dar atenção a sua família e principalmente para seu filho. Lembra do equilíbrio que precisamos ter? Pois é, ele estava perdendo a fase da adolescência de seu filho, ainda mais em um momento onde o menino estava se descobrindo em um lugar até então desconhecido para ele, que era o subúrbio da Filadélfia. Home Team é o base!!

Figura 2: Rocky treinando seu pupilo. Fonte: Internet

Mesmo com toda a dedicação que Rocky deu para o lutador, foi traído por ele ao se permitir ser treinado por um cartola do boxe, onde o oferecia luxo. Isso deixou Rocky frustrado, pois sua energia foi dedicada com intensidade em ser treinador dele. Equilibrar e ponderar onde investi sua energia é primordial. Cuidado com o sabotador chamado Prestativo. Ele pode te levar a fazer mais pelos outros do que por você.

O cartola que gerenciava o jovem lutador, colocava a cada momento na cabeça dele que Rocky não prestava, até que em uma determinada noite, o lutador chamou Rocky para uma briga de rua e mesmo Rocky não querendo, não foi possível evitar. E nesse momento, toda a experiência de Rocky contou muito mais do que toda a força do lutador. Lute primeiro com a cabeça e depois com os braços. Tome decisões primeiro com a cabeça e depois com o corpo. Isso é sinônimo de maturidade.


Figura 3: Rocky brigado com seu pupilo. Fonte: Internet

Depois da emocionante luta de rua onde Rocky vence seu ex-pupilo, ele vai com o seu filho até onde está sua estátua. E após subir as escadarias, ele fala para seu filho: "Em todos esses anos eu não sabia que no prédio atrás tem pinturas importantes". E seu filho em seguida diz: "Nunca é tarde para aprender algo novo". Com essa frase de seu filho, encerramos aqui as reflexões sobre esse quinto filme e lembre- se que, quando se achar velho demais para aprender, saiba que os limites para a sua vida quem impõe é você. Não desista nunca!


Figura 4: Rocky entregando para sei filho pingente que ganhou de Mick. Fonte: Internet


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page