top of page

Rocky IV - O que eu aprendi com esse filme?

Atualizado: 3 de abr. de 2021

Rocky IV (1985)


A sinopse do quarto filme desta série traz a seguinte narrativa: Depois de recuperar o título de campeão de boxe, Rocky Balboa planeja se aposentar e viver com sua esposa, Adrian. No entanto, durante uma exibição, o amigo de Rocky, Apollo Creed, é impiedosamente espancado até a morte pelo desmedido russo recém-chegado Ivan Drago. Assim, Rocky decide ir até a União Soviética para enfrentá-lo e vingar o amigo em uma luta no dia de Natal.


Neste quarto filme da franquia, a tecnologia entra em cena para medir o desempenho de um lutador russo e com isso melhorar a sua performance , que nessa época já tinha liberação dos EUA para lutar em solo americano. Com a chegada deste lutador nos EUA e toda a repercussão que ele estava causando, fez com que Apollo o desafiasse mesmo estando 5 anos longe dos ringues. Apollo ao conversar com Rocky sobre esse desejo, ele manifesta a sua indignação de Apollo querer isso. Nesse momento de discussão, ele diz para Rocky: "Não podemos mudar o que somos. Dinheiro e tudo em volta não pode mudar o que somos". Ou seja, Apollo estava convicto do que queria, porém todas as decisões que tomamos em nossas vidas geram consequências e algumas delas podem não estar em nossos planos e nesse caso foi um dura consequência chamada: Morte. Apollo morre aos receber um forte soco e já cai desacordado. As nossas experiências durante a vida, tem que nos dar maturidade para fazermos boas escolhas, ponderando o máximo que pudermos. Não podemos encarar todas as batalhas esperando que tenhamos o mesmo resultado.


Figura 1: Drago nocauteando Apollo. Fonte: Internet


Rocky fica extremamente abalado com essa notícia, visto que Apollo de adversário, virou um grande amigo. Isso o motivou a enfrentar Ivan Drago em sua terra natal, União Soviética e começou a treinar incansavelmente para, tanto que dias antes fez questão de ir para o frio país e treinar por lá isoladamente, para que os holofotes não o atrapalhasse, como já tinha acontecido anteriormente. Rocky neste momento aprendeu que o foco era a luta e não as câmeras. Foque no que é importante para o seu crescimento e deixe de lado aquilo que lhe tira do foco. "Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito"- Aristóteles.

Antes de embarcar para a União Soviética, ao entrar no quarto de seu filho para se despedir, sentado ao lado dele, seu filho pergunta: "Pai, você está com medo dessa luta?". E Rocky diz: "Uma parte de mim fica com medo, principalmente quando estou apanhando e quero que acabe logo. Mas a minha outra parte que não tem medo, quer continuar e quer passar para mais um round, porque quando você vai pra mais um round quando todos pensam que não dá mais é aí que você se supera e faz a diferença para o mundo". Essa é a essência!!! Por mais que tenhamos medo dentro de nós, e é normal, ela não pode ser maior do que a. vontade de você dar o seu melhor a cada dia. Todos nós temos os nossos sabotares internos, que sempre nos colocarão dúvidas para prosseguir. Precisamos conhecê-los e identificá-los quando eles estão querendo tomar a frente e ao perceber isso, derrubá-los imediatamente. Isso se chama autoconhecimento!

Ao chegar na União Soviética, Rocky alugou uma casa em um vilarejo distante, onde só tinha gelo em volta e começou a focar em seus treinamentos. E em um dos dias, quando voltava do treino, teve a feliz surpresa ao ver sua esposa o esperando. Rocky, como um apaixonado que era por Adrian, externou o quando estava sentindo sua falta. Lembre-se que temos uma só vida e o equilíbrio é fundamental. Mesmo em momentos de intenso trabalho, a sua família sempre lhe fará bem e tenha ela por perto, pois é a base de tudo!


Figura 2: Rocky e Adrian ao se reencontrarem na União Soviética. Fonte: Internet

Rocky em uma arena lotada para a esperada luta, via em sua volta somente torcida contrária, inclusive os comandantes daquele país socialista, em plena guerra fria. Rocky não se abateu pela torcida contrária, foi duro ao aguentar vários golpes pesados e com toda a sua experiência, contra um lutador mais jovem que ele, aplicou uma sessão incrível de golpes, que o levou a ser o grande vencedor daquela luta. Ao receber a oportunidade de falar sobre a vitória, Rocky fez um discurso que transcendeu um filme, virando uma reflexão para um mundo, que na época estava vivendo um período de tensão geopolítica entre a União Soviética e os Estados Unidos e seus respectivos aliados, o Bloco Oriental e o Bloco Ocidental, após a Segunda Guerra Mundial.


Figura 3: Rocky nocauteado Drago. Fonte: Internet

Discurso de Rocky: "Eu sei que ninguém aqui gosta de mim, assim como eu também não gosto. Mas é melhor 2 caras se matando dentro de um ringue do que 20 milhões morrendo!"Que nossas ações deixem legados positivos, nos tornando seres humanos cada vez melhores. Que filme!!


Figura 4: Rocky sendo erguido ao ganhar a luta. Fonte: Internet

63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page