top of page

Rocky III - O que eu aprendi com esse filme?

Atualizado: 3 de abr. de 2021

Rocky III (1982)


A sinopse do terceiro filme desta série traz a seguinte narrativa: Depois de ter sido derrotado pelo arrogante Clubber Lang, Rocky Balboa decide reconquistar o título de campeão de pesos pesados e se prepara para uma revanche. Para treinar, o lutador pede a ajuda de seu antigo adversário, Apollo Creed.


Com todas as adversidades dos 2 primeiros filmes e a resiliência que Rocky teve que para superar os desafios, ele se torna um lutador de sucesso. Em um momento de discussão com seu cunhado após liberá-lo da prisão, que naquele momento externava uma inveja, Rocky disse: "Você não está mal e não é um fracassado, você só é um vagabundo, invejoso e preguiçoso". Só você pode mudar o curso da sua vida. O ato de se responsabilizar por tudo o que acontece em sua vida traz a certeza de realização e plenitude.


Figura 1: Rocky conversando com Paulie, após tirá-lo da cadeia. Fonte: Internet


Rocky foi desafiado e ao voltar aos treinos, tinha mais holofotes e estava preocupado mais com as câmeras do que com a qualidade do seu treino. Independentemente da situação, o treino faz parte da consistência. Se manter no topo é mais desafiador do que chegar lá. Tenha sempre em mente que a zona de conforto e a perda de foco, não te farão crescer. Amor Klink conta que o momento onde ele cometeu os maiores erros num curto espaço de tempo foi quando ele navegou por 3 meses em mares tranquilos. Quando você não se sentir desafiado, desconfie.


Figura 2: Rocky treinando e com os fãs em volta. Fonte: Internet


Por não ter se dedicado como deveria aos treinos, Rocky perde o cinturão e precisa ter a resiliência nesse momento tão delicado, visto que nos últimos anos era o número 1 da categoria e ainda tinha que lidar com a morte do seu amigo e treinador dentro do vestiário. Mesmo na derrota, ganhamos alguma coisa e esse lado é o que precisamos explorar para voltar melhor na próxima. Henry Ford disse: "O fracasso é a única forma inteligente de se começar novamente". Lembre-se, o fracasso é indispensável para o sucesso, desde que ele sirva de lição!


Rocky em um momento de desabafo diz: "Nada é real se você não acredita em quem você é!". Uau!! O autoconhecimento vem primeiro do que qualquer coisa. Tenha confiança em si e treine seu cérebro pra isso. Não deixe o medo tomar conta de você e travar a sua evolução.


Ele se sentia culpado pela morte de Mick e isso confundia a sua mente, chegando a atrapalhar sua performance. Pratique o auto perdão. Todos ao seu redor podem acreditar em você, mas se você não acredita, não vai dar certo. A derrota pode existir, mas ela não pode vir com desculpas e medo.


Figura 3: Mick orientando Rocky. Fonte: Internet


Rocky entendeu isso, e buscou ajuda e quando focou, ganhou. Não coloque limites em você mesmo, pois você é muito melhor do que imagina. Tire o medo da sua cabeça e vença.


Figura 4: Rocky comemorando a vitória junto com Adrian, Paulie e Apollo. Fonte: Internet


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page